O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

OBJETIVOS

  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.

 

 

Parlamento na visão dos parlamentares:

“Para participar o PJ são eleitos um casal de cada escola do ensino médio e profissionalizante. A Escola escolhe o método que usará para selecionar os jovens que tenham interesse político. Graças ao PJ pretendo seguir carreira política.”

Isabela Dias

 

“Devido  inúmeros fatores negativos atribuídos à política, muitos jovens e adolescentes pedem o interesse e a vontade de fazer parte do meio político. O PJ oferece a chanse de apresentar a boa política aos jovens para que desenvolvam suas opiniões de forma mais concreta e nítida”. Matheus Soares

 

“Os parlamentares tem funções tais como estudos e apresentação de indicações de projetos para que a cidade de Arcos se torna cada vez melhor. Cada integrante pode observar seu bairro ou meio onde vive e indicar melhorias, que, caso aceitas entre os PJ serão apresentadas em Reunião pelos Vereadores.”

Igor Nery

“O PJ além de agregar bastante conhecimento, tem a função de levar aos jovens e adolescentes a realidade sobre a política, o conhecimento sobre a Câmara além de estudo sobre a cidade e leis que a regem.”

Luana Kemilly

“ A política envolve aqueles            eu gostam de praticá-la, às pessoas que se preocupam com a situação de sua cidade, de seu Estado e País. O PJ analisa a possibilidade dos jovens darem sequencia a boa política.”

Adriano Silva