O Serviço de Proteção Humana é um órgão vinculado a Mesa Diretora da Câmara. Este serviço, também chamado de Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, foi instituído em 2013 e, disponibiliza serviços de atendimento ao cidadão arcoense e serviços itinerantes pelas demais localidades do município. Tem por objetivo, atender as necessidades da comunidade, para garantir, nos termos da Lei, a sua efetiva cidadania, concretizando o compromisso desta Casa Legislativa em não estar apenas limitada a sua função típica de legislar, mas também agir de acordo com a Responsabilidade Social, para os demais setores públicos e privados.

É sob esse enfoque que o CAC oferece os seguintes serviços:

Inclusão Digital: Inclusão digital, auxílio em pesquisas em geral e trabalhos escolares são os principais objetivos da Internet Popular, projeto do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Arcos. A iniciativa conta com computadores disponibilizados gratuitamente à população na sede do Legislativo e instrutores capacitados para auxiliar e orientar os usuários.

Centro de Documentos Achados e Perdidos: Através de um banco de dados, todo documento encontrado é guardado na Câmara Legislativa de Arcos, com devida catalogação e guardado em segurança. O cadastramento do documento é feito de segunda a sexta feira das 12:00h as 18:00h no saguão da Câmara Municipal de Arcos.