Legislativo Municipal promove entrega dos títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito e Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires.

Auditório lotado acompanhou atentamente a cerimônia que prestigiou figuras conhecidas em nosso meio, e que representam diferentes segmentos na comunidade arcoense

A Câmara Municipal de Arcos realizou na noite desta sexta-feira (1º de dezembro) a Sessão Solene para outorga dos títulos de Cidadania Honorária, Honra ao Mérito e Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires a personalidades de destaque em nossa sociedade.

O evento, que foi realizado no auditório do Legislativo, contou com a participação de autoridades, secretários municipais, servidores públicos e familiares dos homenageados, que fizeram questão de prestigiar a entrega das comendas.

Neste primeiro ano da nova legislatura, a presidência da Casa optou por reeditar a Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires, criada por meio da resolução de autoria da então vereadora Maria Marlene Rodrigues, no ano de 1998. Trata-se de uma forma de prestar deferência a escritores de nossa cidade, figuras que contribuem com a cultura local, disseminando o gosto pela literatura e ampliando o leque de horizontes em meio a jovens, adultos e crianças.

Discursos

Em nome dos homenageados o discurso ficou a cargo da professora e ex-secretária municipal de Educação, Eliana Martins Teixeira Amorim.  Eliana, que foi agraciada com o título de Cidadania Honorária, demonstrou em seu pronunciamento toda a alegria e orgulho de se reportar aos presentes, agora, como legítima cidadã arcoense. Segundo ela, Deus se incumbiu de preparar aquele momento tão sublime, pois Arcos sempre foi o seu lugar.

Filhos do saudoso tabelião e escritor Jarbas Ferreira Pires, Joaquim Gontijo Pires e Padre Luciano discursaram na tribuna, elencando as qualidades do pai como esposo, cidadão, religioso e interessado pelas causas sociais. “Um homem à frente de seu tempo, cujo legado indissolúvel servirá sempre de inspiração para as gerações que se sucederem”, destacou o cerimonial.

Homenagem  - Medalha

A ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Arcos, Maria Marlene Rodrigues, também recebeu o carinho do Legislativo, já que foi de sua autoria a resolução que deu vida à Medalha de Mérito Jarbas Ferreira Pires. Marlene, que também é pedagoga, frisou a importância da iniciativa, e parabenizou a escolha do nome de Lázara Teixeira de Sousa para estampar a comenda em 2017.

Palavra do presidente

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Estevam, fez questão de reiterar o apreço da Casa para com cada um dos presentes ao evento, reconhecendo a importância dos homenageados em nossa sociedade, mediante ações e exemplos que engrandecem o nosso município. Marcelo também agradeceu aos companheiros edis pelo apoio na realização da cerimônia, que novamente voltou a ser realizada na própria sede do Legislativo, o que valoriza ainda mais a solenidade, além de diminuir custos. “Saibam, todos que aqui vieram prestigiar essa singela homenagem, que vocês são muito bem-vindos a esta Casa e fazem parte da história de nossa cidade, cidade que escolheram para edificar o lar, criando raízes em terreno fértil e ávido por novas possibilidades”, finalizou em seu discurso.

Transmissão da Reunião

Pela primeira vez, a Sessão Solene de Cidadania Honorária e de Honra ao Mérito foi transmitida ao vivo no canal da Câmara no YouTube. As fotos tiradas durante a reunião especial também eram reproduzidas em tempo real em um aparelho de TV instalado no plenário, outra inovação que contou com o auxílio da tecnologia.

-CONHEÇA OS HOMENAGEADOS DESTE ANO-

CIDADANIA HONORÁRIA:                                                  Autoria - Vereadores

ELIANA MARTINS TEIXEIRA AMORIM                               Geraldo Adriano da Silva

ELMER FLÁVIO FERREIRA MATEUS JÚNIOR                      Wirlei de Castro Alves