Câmara recebe convidados para palestra sobre Recursos Hídricos e Abastecimento de Água em Arcos.

Geógrafo Erick Faria apresentou situação da micro bacia hidrográfica da qual a cidade se serve, e se mostrou preocupado com o futuro dos nossos mananciais

O auditório da Câmara recebeu dezenas de pessoas na noite desta segunda-feira (25) para acompanharem a palestra do geógrafo Erick Faria, graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e atualmente mestrando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).  Erick, que nasceu em Arcos, tem experiência em desenvolvimento de projetos relacionados à identificação de áreas de escassez de profissionais do setor da saúde, e em outras atividades relacionadas à geografia da saúde e geografia urbana. É autor, dentre outros artigos científicos, do trabalho “Planejamento territorial ambiental do município de Arcos (MG) por Unidades de Paisagem”, pelo periódico científico Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental.

Segundo o profissional, a situação difícil enfrentada no município abrange milhares de cidades Brasil afora, e não pode ser creditada a um único fator ou gestão inapropriada. Trata-se de um conjunto de ações que vem lesando, durante décadas, o meio ambiente, com resultados inevitáveis e irreparáveis para o homem. O desmatamento desenfreado, assoreamento de mananciais, corte de vegetação nativa, captação indevida, má gestão dos recursos hídricos, desperdício, além de fatores climáticos são os grandes responsáveis pela escassez de água no planeta.

Outra preocupação do geógrafo é o aumento expressivo do número de poços artesianos, um direito do cidadão que pode se transformar num grande problema para todos.

Temas Abordados na Palestra

*Leis e Diretrizes da gestão de águas no Brasil (o sistema de outorgas)

*Empresas de captação, tratamento e distribuição de água. O que é e o que não é de sua responsabilidade?

*Uma Análise da Micro Bacia Hidrográfica de Arcos, a especificidade das águas no carste. Entendendo como funciona o sistema de águas. Problemas e Possíveis Intervenções.

*Poços Artesianos em Arcos: Um direito que pode virar um problema.

*A importância de Gestão de Águas no município de Arcos.