Câmara Municipal de Arcos apresenta Parlamento Jovem de Minas

Na tarde da última sexta-feira (16/02), o vereador e coordenador do projeto  Parlamento Jovem, Donizetti Bernardes, juntamente com os monitores Dionne Gonçalves e Elizandra Carvalho, reuniram-se com as diretoras de escolas do município de Arcos e colaboradores do projeto.

A reunião teve como pauta principal apresentar os objetivos e diretrizes do PJ Minas e formar a rede de parcerias entre a Câmara de Arcos e as escolas participantes.

O Parlamento Jovem é um projeto de trabalho de colaboração entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e câmaras municipais integrantes. O seu principal objetivo é capacitar jovens de escolas de ensino médio em uma visão política e cidadã.

Para a psicóloga do PJ Flora Alves, o projeto é importante porque ele vai mostrar ao aluno o valor de se abrir para a cidadania que hoje em dia, neste mundo competitivo que nós vivemos, estão muito preparados para o vestibular e para a carreira profissional, ou seja, para as demandas pessoais e mais nada além disso. Com isso, esse projeto vai permitir também que as demandas sociais  da comunidade que ele está inserido, atinjam diretamente a realidade de vida que ele vai construir para o futuro dele mesmo. A psicóloga afirma ainda que “ao construir para a sociedade, nós estamos construindo para nós mesmos”.

De acordo com a diretora do SENAI Arcos, Jordana Tibúrbio, o PJ é muito importante porque após fazermos a seleção dos alunos, pudemos perceber aqueles que tem o perfil de liderança e gostam desse movimento, então de acordo com as etapas que foram propostas, este trabalho em cima desses alunos vai gerar beneficio futuro como cidadãos atuantes contribuindo dentro da proposta que eles já tem.

Andréa Pena Araújo é diretora do Anglo e afirma que o Parlamento jovem será de extrema importância pois através dele, trarão os alunos para a realidade para que possam ver aonde estão os erros das pessoas  que ficam só criticando mas muitas vezes elas não sabem como fazer direito. Assim, eles serão cidadãos mais participativos e vão poder contribuir ainda mais para a melhoria de toda a cidade e do estado. “A politica é tudo e você tem que ser político em todas as esferas. Na escola, no trabalho, e é através da politica que acontece os entendimentos” conclui a diretora.

Para o vereador e presidente da Câmara João Paulo Teixeira (Marollo), o projeto será implantado na Câmara de Arcos, de acordo com os moldes da ALMG. “Nesse primeiro encontro foram debatidas formas de participação dos estudantes e das escolas parceiras conforme regulamento do PJ Minas 2018” finalizou.