Setembro Amarelo é tema do debate Vida Viva realizado na Câmara Municipal

Na manhã desta sexta- feira (28), a Câmara Municipal de Arcos foi palco de mais uma edição do projeto Vida idealizado pela OAB Subcessão Arcos, Câmara Municipal e Vereador Donizetti Bernardes. Aproveitando as atividades que são realizadas neste mês com o tema ‘setembro amarelo’ alunos das escolas Berenice de Magalhães Pinto, Vila Boa Vista e Maricota Pinto, participaram do debate que enfatizou o assunto.

O Vida Viva consiste em um debate de perguntas e respostas onde foram abordados temas que fazem parte do cotidiano dos jovens e podem vir a ser grandes problemas se não contarmos com a ajuda de profissionais sérios e competentes. Por isso, foram convidados profissionais que desenvolvem em Arcos e região, um trabalho minucioso, conciso e embasado no que traz grandes resultados.

O tema desta edição foi prevenção ao suicídio. De fato, trata-se de um assunto de saúde pública, altamente negligenciado tanto em nosso país quanto em boa parte do mundo. É um assunto ainda, infelizmente, rodeado de tabu, o que dificulta muito que a sociedade fale abertamente assim como dificulta a instalação de políticas públicas de prevenção. No Brasil as taxas de mortalidade por suicídio são crescentes. Por isso também ainda temos tantas lacunas na compreensão desse problema.

O Debate Vida Viva segue abrangendo demais escolas para que consiga levar até os jovens, uma palavra amiga de sabedoria e crescimento. Após o debate, os alunos participaram através de perguntas enviadas aos convidados que sanaram as dúvidas. O número de mortes aumentou mais de 40% no Brasil. Ainda assim, o assunto segue silenciado, escondido e pouco discutido. A solução é abrir a boca.

Estavam presentes nesta edição:

Elena Maria Garcia Rezende Leão - Presidente AOB Arcos

Juliana Amaral de Mendonça Vieira - Promotora de Justiça