Plenária Municipal do PJ Arcos: estudantes aprovam 6 propostas sobre "Discriminação Étnico-Racial

Plenária Municipal do PJ Arcos: estudantes aprovam 6 propostas sobre

A conclusão da etapa municipal do PJ Arcos aconteceu durante a noite da última sexta-feira (28). A equipe de coordenação municipal e estudantes participantes do projeto reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal de Arcos com o objetivo de realizar a Plenária Municipal de 2019.

As abertura oficial foi realizada pelos coordenadores Donizetti Bernardes e Dionne Gonçalves e pela monitora Cleusa Pimentel, os quais deram as boas-vindas aos estudantes, demonstrando a importância do PJ Arcos no âmbito da política de nossa cidade.

Outro ponto importante dessa noite, foi que como forma de homenagear a construção de nossa identidade nacional e a valorização de nossa cultura, história e de nossa soberania como nação, os estudantes, em canto, executaram do Hino Nacional Brasileiro .

A estudante da Escola de Formação Gerencial e ex-integrante do projeto PJ Arcos, Mayuli Okabe, compareceu ao evento e realizou uma explanação sobre o Parlamento Jovem de Minas, seus objetivos, etapas e, principalmente, sobre suas experiências junto ao projeto. Mayuli integrou o quadro de estudantes do projeto no ano de 2018 e foi a representante da cidade de Arcos nas atividades da Plenária Estadual em Belo Horizonte, naquele ano.

De forma oficial, após todas as apresentações iniciais, o vice-presidente, João Carlos de Oliveira, representando o presidente da Casa Legislativa Arcoense, Luiz Henrique Sabino Messias, realizou a abertura oficial da Plenária Municipal do PJ Arcos com um discurso enaltecendo a participação da juventude frente ao legislativo arcoense e convidamos a todos a exercerem seus diretos como cidadãos e lutarem por uma cidade cada dia melhor.

Ao final da etapa de abertura da Plenária Municipal, os estudantes foram convidados a assumirem seus locais no Plenária da Câmara de arcos. Os integrantes dos 03 (três) subtemas compuseram suas respectivas mesas diretoras, as quais realizaram as discussões, as apresentações e as votações de destaques de cada estudante.

Ao final de cada processo de discussão, apresentação e votação de destaque, os estudantes executaram a tarefa de priorizar 02 (duas) propostas, dentre aquelas que foram aprovadas durante o período de discussão. Deste modo, cada subtema do documento final da Plenária Municipal do PJ Arcos teve sua composição com 02 (duas) propostas finais, totalizando 06 (seis) propostas que serão enviadas à coordenação regional para a próxima etapa do projeto.

A seguir, encontram-se as propostas priorizadas por subtema e a sugestão de tema para o PJ Minas 2020.

LISTA DE PROPOSTAS PRIORIZADAS:

SUBTEMA 01: Desigualdades socioeconômicas

- Criação do centro de acolhimento do migrante em situação de vulnerabilidade socioeconômica em parceria com as Secretarias de Assistência Social do município.

- Criação do Projeto de Valorização das Culturas de Matrizes Africanas pelas câmaras municipais que realizará cursos, palestras e oficinas sobre o tema para população.

SUBTEMA 02: Violência por motivo étnico-racial

- Substituição das cotas raciais por cotas sociais no âmbito facultativo conjuntamente à Secretária Estadual de Educação.

- Adoção da Semana sobre a Violência étnico-racial em escolas públicas e privadas em parcerias com a Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e membros do judiciário.

SUBTEMA 03: Direito à diversidade e identidades culturais

- Inserção de temas relacionados à valorização do patrimônio e memória históricos nas disciplinas de História das escolas de ensino fundamental e ensino médio.

- Criação do Centro de Referência de Culturas e Manifestações Culturais nos municípios mineiros.

SUGESTÃO DE TEMA (PJ MINAS 2020): Jovens e o mercado de trabalho

PJ Arcos - Conecte-se a este conhecimento