PJ Arcos realiza sua Plenária Municipal e aprova 6 propostas sobre o tema "Violência Contra a Mulher"

PJ Arcos realiza sua Plenária Municipal e aprova 6 propostas sobre o tema

Mais uma etapa do projeto PJ Arcos foi concluída com a realização da Plenária Municipal que discutiu, votou e priorizou 6 propostas sobre a temática "Violência Contra a Mulher".

A Plenária Municipal é uma das etapas que cada Parlamento Jovem dos municípios mineiros deve cumprir. O seu principal objetivo é a discussão, votação e priorização de propostas de cada subtema para serem enviadas para a Plenária Regional.

Com esse intuito, no dia 29 de junho, a equipe do PJ Arcos realizou a sua plenária. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arcos, João Paulo Teixeira Cunha; o vereador e coordenador do projeto, Donizetti Bernardes; o vice-prefeito de Arcos, Halph Carvalho, o vereador Rodrigo Carvalho; os monitores do projeto, Cleusa Pimentel, Dionne Gonçalves, Elizandra Carvalho e Marciene Oliveira; além de figuras políticas da cidade; representantes de outras câmaras municipais e os familiares dos integrantes do PJ Arcos.

Após as etapas iniciais, os estudantes começaram os trabalhos da plenária de acordo com cada subtema e seguiram o seguinte passo a passo:

- discussão e votação das propostas elaboradas por cada grupo e o seu subtema;

- priorização de 02 (duas) propostas discutidas e aprovadas por subtema para serem enviadas para a Plenária Regional;

- votação para a escolha da sugestão para o tema do Parlamento Jovem em 2019;

- e por fim, a escolha dos 5 (cinco) jovens que representarão o PJ Arcos durante a etapa regional do projeto.

Após a finalização de todas as discussões e votações, os jovens participantes do PJ Arcos apresentaram o documento-base da Plenária Municipal, contendo dados acerca das 6 propostas que serão enviadas para a etapa Regional.

Como encerramento, o vereador e coordenador do projeto, Donizetti Bernardes, agradeceu aos presentes e falou sobre a importância do momento para a Câmara de Arcos, agradeceu ao apoio de equipe e a presença de familiares e por fim, declarou encerrada a presente Plenária Municipal do PJ Arcos.

INFORMAÇÕES SOBRE A PLENÁRIA MUNICIPAL DO PJ ARCOS

* JOVENS INTEGRANTES DO PJ ARCOS:

- Ana Júlia Garcia

- Camila Berto

- Cristiana Campos

- Gabriel Serafim

- Guilherme Gonçalves

- Jady Coutinho

- João Emanuel Batista

- Kelly Lohanne

- Letícia Santos

- Mateus Fernandes

- Mayuli Okabe

- Pedro Soares

- Phillipe Fonseca

- Tiago Cassini

* PROPOSTAS APRIOVADAS E PRIORIZADAS:

SUBTEMA 01: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

1 - Criação, pelo Governo Estadual, de projetos de tratamento ao praticante de violência doméstica e familiar e de acompanhamento psicológico à vítima.

2 - Oferecimento de cursos, com abordagem sobre o tema violência contra a mulher, desenvolvidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no portal de ensino a distância com permissão de acesso a todos os públicos, especialmente aos profissionais de psicologia.

SUBTEMA 02: VIOLÊNCIA EM ESPAÇOS INSTITUCIONAIS DE PODER

3 - Expansão, pelo Governo Estadual, de uma Delegacia para a Mulher que contenha um setor voltado para atender as ocorrências de Violência Contra a Mulher.

4 - Incentivo à criação da SIVAM (Semana Interna de Valorização da Mulher) pelas empresas de médio e grande porte, que ganharão selo de responsabilidade social e divulgação como empresa que valoriza a mulher.

SUBTEMA 03: VIOLÊNCIA E ASSÉDIO SEXUAL

5 - Realização de palestras a serem feitas anualmente em todas as instituições de ensino a partir do 6° ano, onde será tratado o assunto sobre violência e assédio sexual para que haja conscientização e educação dos jovens de forma mais eficiente.

6 - Criação da CAM - Casa de Apoio à Mulher, pelo Governo Estadual, aonde a mulher vítima de abuso ou trauma receberá, além de morada temporária, os devidos cuidados de psicólogas, médicas e outras funcionárias voltadas para a área.

PJ ARCOS - Conecte-se a este conhecimento!

#PJArcos #CamaraArcos #CamaradeArcos #ParlamentoJovemMinas #PlenariaMunicipal #ALMG #MaisJovensNaPolitica #ConvecteseAesteConhecimento