PJ Arcos em Ouro Preto: conhecendo a história da escravidão em Minas Gerais

No dia 19 de junho, os estudantes do Parlamento Jovem de Arcos fizeram uma viagem à cidade Ouro Preto com o objetivo de realizar uma visita técnica e diagnóstica aos museus e espaços históricos que possuem como temática o período da escravidão no Brasil.

O roteiro da viagem teve como pontos principais o Museu Casa dos Contos, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Igreja de Santa Efigênia (também conhecida coimo Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos), Museu da Inconfidência e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

No Museu da Casa dos Contos, os estudantes puderam ter contato com toda a história do dinheiro brasileiro, desde a sua confecção, comercialização e importância para nosso estado. Eles visitaram o local que era utilizado como dormitório dos escravos (senzala), nele é possível observar peças de tortura e de trabalho utilizadas na época.

Foi um passeio enriquecedor para os jovens, afinal eles puderam ter contato com um pouco da história e com isso adentraram com maior facilidade na proposição de propostas sobre o tema do projeto deste ano de 2019 que é "Discriminação Étnico-Racial".

PJ Arcos - Conecte-se a este conhecimento.