A primeira Legislatura da Câmara Municipal de Arcos, composta por vereadores eleitos pelo povo, foi instalada em 11 de Dezembro de 1947.

De acordo com a ata, na ocasião foi eleita a primeira mesa diretora do legislativo composta por: Homero Pires Gontijo (Presidente), Luiz Teixeira Malta (Vice-presidente) e Trajano Vieira de Faria (Secretário).

Só em 1º de Janeiro de 1948, em sessão extraordinária, os vereadores foram oficialmente empossados, bem como o prefeito e o vice-prefeito. A primeira reunião ordinária ocorreu no dia 06 de Janeiro de 1948 e tratou da formação das comissões permanentes.

Em 13 de Janeiro de 1948, foi dada entrada no primeiro projeto de lei enviado pelo executivo à Câmara Municipal. O projeto tratava de autorização para empréstimo junto à Caixa Econômica Estadual, destinado para financiamento das obras de construção da nova usina hidroelétrica, na cachoeira do Rio Santana. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Atualmente, a Câmara está instalada em um moderno prédio, inaugurado em 14 de Julho de 2007, na Rua 25 de Dezembro, nº 760, no centro de Arcos. Com espaço amplo e designer inovador, possui um plenário estruturado com capacidade para 129 pessoas sentadas.

A Câmara de Arcos aprovou em 22/05/2017, por unanimidade, a emenda que altera a Lei Orgânica Municipal, reduzindo de 13 para 9 o número de vereadores para a legislatura subsequente, que teve início em janeiro de 2021.

Desde 2018, as reuniões ordinárias acontecem às 18h00min, toda segunda-feira.

Para entender melhor como funciona a Câmara, acesse as perguntas e respostas frequentes da sociedade clicando AQUI.